Esse tempo e o tempo de todos os tempos juntos

(*Texto escrito em Junho de 2019)

O tempo é duro
Vai passar
Mas é duro sua passagem
Não é tempo de conceitos
Não é mais tempo de verdades
Agora todos somos verdades
Todos a temos
Todos a vivemos
Dizer que o outro está errado
Para este tempo não serve mais
Nós conquistamos o poder da fala
O poder da existência
O poder da verdade
Nós decidimos agora
Decidimos quem é bom e quem é mal
Decidimos quem é bonito e quem é feio
Quem vai para o céu e quem não vai
Quem é artista e quem não é
Quem faz obra de arte e quem não faz
Quem é professor e quem é militante
Quem é de esquerda e quem é de direita
Se o crime que o juiz cometeu é crime ou ele não lembra o que aconteceu
Se os abusos de poder e corrupção servem para todos ou só aos que me convém
Se a justiça será feita em todos ou só aos que não me querem bem
Se justiça continua sendo justiça
Ou se justiça será só o que me faz bem
Se a bíblia fala de amor ou de armas
Se a bíblia é de direita ou de esquerda
Somos nós quem decidimos
A verdade pertence a todos nós agora
Este tempo que mata e tortura
Também é o tempo que criamos todo dia
Quem fala a verdade
Quem fala a mentira
Se as provas foram montadas
Se os áudios manipulados
Não teremos nunca mais uma única verdade
Será a verdade de quem acredita e de quem desacredita
Mesmo que provas apareçam
Mesmo que evidências se mostrem
Alguém gritou: é mentira
Minha verdade virou mentira
Mas agora também
Diferente do que eu tinha
Minha verdade agora foi convertida
Se não há mais tempo de uma verdade
São poucas as mentiras
A morte agora é verdade
Não tenho mais a fome que eu tinha
O país que você tinha
A casinha que chamava de moradia
A justiça que me defendia
Os amigos que me queriam
A família que não me recusaria
A igreja que me salvaria
A arte que me elevaria
Tudo que sabíamos
Tudo que mentíamos
Agora nada mais sabemos
Nem sobre a água que bebemos
E sem ter mais nada
A não ser o tudo de todo mundo
Misturado aos meus excrementos


Então


Então



Então...



Sem arrependimento

Humanizando os posicionamentos

Desendeuzando os pensamentos

Toco os pés no chão

Puxo uma profunda respiração

Troco de disco

Troco de canção

Preciso tomar uma decisão

A minha

Minha decisão

O que vai bem na minha mão

O que vai bem para o meu chão

O desejo do coração

O meu, a minha, no meu coração

No meu chão

Sem arrependimentos

Desendeuzando os sentimentos

Sem sofrimento

É

Pela cidadania
Pela democracia
Pelo respeito ao espaço do outro
Pelo respeito às vozes diferentes da minha
Pelo respeito ao coletivo
Pelo direito de todos
De escolherem a versão que escolherem
E até o direito que todos têm às consequências do que escolherem escolher
E até sei do fuzuê que isso vai fazer
A gente nunca soube mesmo
Como era viver
Com todo mundo tendo o que dizer
Então que aprendamos
Mesmo sem saber como fazer
Diferente desses outros tempos
Onde só uns e outros tinham o que dizer
E o resto
Sem saber
Seguiam com medo
Até do que não sabiam dizer
Meu tempo será diferente desse seu
Tempo fuleiro
Serei do tempo festeiro
Meu tempo será o da liberdade
De todo mundo e suas verdades
Seus deuses e trajes
Mas sem ultrajes
Sem sacanagens com as menages dos outros
Tempo sincero, sem verdade, a naturalidade
Do amor
Da comunidade
Da livre poesia
Da música solta
Do amor a todo mundo
Da transa urbana bem louca
Vamos seguindo assim
Você na sua e eu na minha
Você na sua igreja eu na minha cerveja
Você na sua família tradicional
Eu na minha família transcendental
Você na sua marcha
Eu na minha parada
Você e seu deus
Eu e minhas divindades
Você com seu conforto
Eu com os meus vôos
Você com seus apoios
Eu com meus coros:
#foraBolsonaro
#naoaofascismo
#democracia
#educacao
#lulalivre
#censuranuncamais
E
#DeusÉPuroAmorNoCoraçãoENoDiaADiaComTodosOsIrmãosSejamElesQuemForem

Amém. Se Amem.

Comentários

Postagens mais visitadas